A seleção holandesa já teve resultados fantásticos na Copa do Mundo da FIFA. A Holanda é um dos dez melhores países em relação ao desempenho nesse torneio. A Holanda esteve entre os quatro melhores times do campeonato em quatro ocasiões diferentes: em 1974, 1978 e 2010, a seleção holandesa perdeu a final da Copa, e em 1998 terminou em quarto lugar após perder a semifinal para o Brasil nos pênaltis.
Copa do Mundo de 1974: Holanda vs. Alemanha Ocidental
O futebol holandês teve grande sucesso nos anos 70. O futebol total, liderado por Rinus Michels, foi apresentado ao mundo. Com o lendário jogador Johan Cruyff, os holandeses eram um oponente de peso. Usando uma tática ofensiva e combinações rápidas, além de marcar lindos gols, a Holanda atropelou adversários como Brasil e Argentina. Parecia que os holandeses seriam os campeões mundiais, mas a Alemanha Ocidental, país sede, estragou a festa ao derrotar os laranjas por 2x1 na final.
Copa do Mundo de 1978: Holanda vs. Argentina
Quatro anos após a derrota na Alemanha, a seleção holandesa estava novamente próxima da vitória na Argentina. O técnico Ernst Happel reuniu uma equipe que foi capaz de chegar à final novamente (dessa vez sem Johan Cruyff). A Holanda enfrentou o país sede. Quando a final foi para a prorrogação, os argentinos fizeram dois gols e ganharam por 3x1.
Copa do Mundo de 2010: Holanda vs. Espanha
A Copa do Mundo de 2010 foi realizada na África do Sul. O time do técnico Bert van Marwijk jogou um futebol ofensivo e focado, vencendo todos os jogos até a final. Depois de 32 anos, a Holanda era novamente finalista em uma Copa do Mundo, dessa vez contra a Espanha. Na prorrogação, a Espanha marcou o único gol da partida, mandando os holandeses para casa de mãos vazias pela terceira vez.
Ao chegar em casa, a seleção holandesa foi recebida como se tivesse ganhado a final. Mais de 700.000 torcedores foram às margens dos canais e à Museumplein, no centro de Amsterdam, para homenagear o time pelo seu desempenho fantástico.
CM 2014: Holanda - Brasil
O Campeonato Mundial de 2014 aconteceu no Brasil. O técnico da equipe holandesa era Louis van Gaal e a seleção fez uma participação excelente no torneio. As expectativas de que a Laranja chegaria tão longe não eram altas antes de o Campeonato Mundial começar. A equipe estava em um grupo difícil e eles jogaram sua primeira partida contra a ex-campeã mundial Espanha (equipe da qual perderam durante a final de 2010). A primeira partida, entretanto, superou todas as expectativas e ficou, inclusive, na pauta da impressa internacional. A seleção Laranja ganhou da Espanha de 5-1. Após essa vitória, eles também ganharam da Austrália (3-2) e do Chile (2-0), tornando-se o líder do grupo. A equipe holandesa, então, ganhou a partida contra o México (2-1) e contra a Costa Rica (pênaltis: 4-3), jogando contra a Argentina na semifinal. Infelizmente, o sonho de ganhar a Copa do Mundo não se realizou. A partida foi para os pênaltis, resultando em 2-4 para a Argentina. Na disputa do terceiro lugar, a Holanda ganhou do Brasil, ficando com a medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2014. A seleção Laranja fez partidas fantásticas e a Holanda está muito orgulhosa da sua equipe de 2014.