quarta-feira, 23 de julho de 2014

Histórico nas Copas do Mundo

A seleção holandesa já teve resultados fantásticos na Copa do Mundo da FIFA. A Holanda é um dos dez melhores países em relação ao desempenho nesse torneio. A Holanda esteve entre os quatro melhores times do campeonato em quatro ocasiões diferentes: em 1974, 1978 e 2010, a seleção holandesa perdeu a final da Copa, e em 1998 terminou em quarto lugar após perder a semifinal para o Brasil nos pênaltis.

Copa do Mundo de 1974: Holanda vs. Alemanha Ocidental

O futebol holandês teve grande sucesso nos anos 70. O futebol total, liderado por Rinus Michels, foi apresentado ao mundo. Com o lendário jogador Johan Cruyff, os holandeses eram um oponente de peso. Usando uma tática ofensiva e combinações rápidas, além de marcar lindos gols, a Holanda atropelou adversários como Brasil e Argentina. Parecia que os holandeses seriam os campeões mundiais, mas a Alemanha Ocidental, país sede, estragou a festa ao derrotar os laranjas por 2x1 na final.

Copa do Mundo de 1978: Holanda vs. Argentina

Quatro anos após a derrota na Alemanha, a seleção holandesa estava novamente próxima da vitória na Argentina. O técnico Ernst Happel reuniu uma equipe que foi capaz de chegar à final novamente (dessa vez sem Johan Cruyff). A Holanda enfrentou o país sede. Quando a final foi para a prorrogação, os argentinos fizeram dois gols e ganharam por 3x1.

Copa do Mundo de 2010: Holanda vs. Espanha

A Copa do Mundo de 2010 foi realizada na África do Sul. O time do técnico Bert van Marwijk jogou um futebol ofensivo e focado, vencendo todos os jogos até a final. Depois de 32 anos, a Holanda era novamente finalista em uma Copa do Mundo, dessa vez contra a Espanha. Na prorrogação, a Espanha marcou o único gol da partida, mandando os holandeses para casa de mãos vazias pela terceira vez.
Ao chegar em casa, a seleção holandesa foi recebida como se tivesse ganhado a final. Mais de 700.000 torcedores foram às margens dos canais e à Museumplein, no centro de Amsterdam, para homenagear o time pelo seu desempenho fantástico.

CM 2014: Holanda - Brasil

O Campeonato Mundial de 2014 aconteceu no Brasil. O técnico da equipe holandesa era Louis van Gaal e a seleção fez uma participação excelente no torneio. As expectativas de que a Laranja chegaria tão longe não eram altas antes de o Campeonato Mundial começar. A equipe estava em um grupo difícil e eles jogaram sua primeira partida contra a ex-campeã mundial Espanha (equipe da qual perderam durante a final de 2010). A primeira partida, entretanto, superou todas as expectativas e ficou, inclusive, na pauta da impressa internacional. A seleção Laranja ganhou da Espanha de 5-1. Após essa vitória, eles também ganharam da Austrália (3-2) e do Chile (2-0), tornando-se o líder do grupo. A equipe holandesa, então, ganhou a partida contra o México (2-1) e contra a Costa Rica (pênaltis: 4-3), jogando contra a Argentina na semifinal. Infelizmente, o sonho de ganhar a Copa do Mundo não se realizou. A partida foi para os pênaltis, resultando em 2-4 para a Argentina. Na disputa do terceiro lugar, a Holanda ganhou do Brasil, ficando com a medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2014. A seleção Laranja fez partidas fantásticas e a Holanda está muito orgulhosa da sua equipe de 2014.

Vestimentas holandesas









Musicas Holandesas

Música Holandesa

A Holanda hoje é mais conhecida pelos seus DJs como o Tiesto ou Armin Van Buren, mas a Disney do Queijo tem mais a oferecer em termos de música. Excelentes músicos de jazz, grandes orquestras de música clássica, bandas de rap, rock e figuras do Nederpop. Hoje resovi revelar os que passam pelo meu crivo e merecem espaço no meu Iphone ou Spotify.

Doe Maar

Uma das mais populares bandas holandesas da história. Uma mistura de reggae, ska, punk que emplacou vários hits no final dos anos 70 e anos 80 e enlouqueceu a Holanda. Nos anos 2000 ainda gravaram alguns discos e em 2012 rolou ainda uma parceria com alguns rappers holandeses.

De Dijk

A banda de Amsterdam nasceu nos anos 80 e que tem um som que é um mix de blues, rock, soul, e ainda flerta com o estilo chanson. O grupo tem vários hits e praticamente estacionaram na paradas de sucesso da Holanda nos anos 80. Em 2010, gravaram um álbum com Salomon Burke, que logo depois faleceu.

Bløf

Alguns acham brega. Como passei da idade de me importar com isso, acho Bløf uma banda que consegue fazer belas melodias e letras. Gosto de tudo? Não, mas tem muita coisa que gosto. Eles estão na ativa desde 1992.

Van Dik Hout

A banda vem de Den Helder e foi criada nos anos 90. Em 1994 estouraram com o a Zo stil in mij (algo como: tão silencioso, quieto dentro de mim). Existem muitas outras músicas no mesmo estilo, mas essa é a que ouço deles.

Mais recentes

Eefje de Visser

Nascida em Gouda, ela é uma das mais talentosas compositoras da Holanda no momento. Com letras originais que em cada frase contam uma história, ela consegue fazer você dançar, chorar e se surpreender em imaginar como as frases cabem na melodia. A voz é delicada, frágil. Premiada com o seu o primeiro trabalho, o seu segundo álbum acabou de ser lançado.


Roosbeef

A voz é quase infantil, mas ganha força com a atitude blasé e letras às vezes desconcertantes. Não é tudo que gosto da cantora e compositora de Duiven, mas sempre me surpreendo.


Spinvis

Spinvis, leia-se Erik de Jong, lançou seu primeiro trabalho em 2002 e vem ganhando diversos prêmios durante os anos. O que acho interessante é que as melodias meio que se parecem uma com as outras, mas as letras acho super elaboradas ou originais. Quando ouço Spinvis sempre fico meio na fronteira. Não sei se me passa alegria (uma certa ironia) ou uma pitada de tristeza. Acho que esse é o seu segredo. 

Características do País

A Holanda, cujo nome oficial é Países Baixos, é um país com pouco mais de 16 milhões de habitantes. Situado no coração da Europa, o território holandês faz fronteiras com a Alemanha a Leste, com a Bélgica ao Sul e com o Mar do Norte. Este posicionamento privilegiado possibilita fácil acesso a outras capitais europeias, como Bruxelas, Berlim e Paris. Aproximadamente um quarto do país está abaixo do nível do mar.


A sociedade neerlandesa é multicultural. Há várias comunidades de outros países vivendo na Holanda. Isso faz com que os holandeses sejam considerados um dos povos mais receptivos com estrangeiros da Europa.
A cultura no país é pulsante. Os Países Baixos detém a maior concentração de museus por habitante do mundo, e o povo holandês sabe como ninguém combinar cultura tradicional com modernidade e orientação internacional.